O ESPÍRITO
SANTO
Síntese: O Espírito Santo é querer
fazer as coisas conforme a vontade de Deus.
Comentário:
Deus
criou todas as coisas cada uma com suas características. O animal tem os
instintos que controlam sua vida, garantem sua sobrevivência, e o protegem dos
perigos. Entre os animais está o homem, que é um animal especial, que pensa,
que tem capacidade intelectual. E isto é motivo suficiente para que o homem não
seja considerado um animal. O pensamento vem de se perceber que existe, e que se
é livre. A consciência é nossa semelhança com Deus, pois ela significa que
estamos cientes com Deus. O Espírito Santo (Santidade de Deus, Providência
Divina) dá ao homem a capacidade de avaliar (julgar) as coisas, e formar valores
e sensibilidade social útil ao indivíduo, e à comunidade.
A
consciência torna o homem semelhante a Deus, e o Espírito Santo a aperfeiçoa
pelas virtudes e santidade. As leis divinas mostram o comportamento correto com
vistas ao bem de todos, e ao bem comum. Levam à Santidade, que é uma forma de
ver, pensar e entender o mundo visando melhorar as relações entre as pessoas,
tornando-as irmãs, vivendo em paz, com respeito e harmonia. A Santidade dá uma
experiência de vida ou vivência, para o bem, que é a verdadeira vida, a
plenitude, o objetivo de se estar vivo. Ela faz voltar ao ‘ser’ original como a
pessoa foi criada por Deus. A Santidade traz a paz verdadeira mesmo no
conflito. Ela é a ciência da paz, a ciência para administrar conflitos. Ela
ensina perder, compreender, e perdoar. Pelo Espírito Santo o 'estar' muda para
‘ser’, o provisório se torna definitivo, o temporal se torna eterno. Ele é o
mesmo Espírito que é soprado por Deus, que cria, e dá vida. Que
permanece no homem, o sustenta (procria), e espera que ele escolha seguir o
caminho da santidade, pois, como disse Paulo, primeiro vem o homem natural,
depois vem o espiritual (1Cor15,46).
Na
filosofia judaico-cristã o homem erra porque desobedece a lei, faz conforme sua
vontade, seja por querer ou por ignorância. Não cede, quer vencer, quer ser o
melhor, prejudica o próximo e a comunidade. A desobediência foi a causa da
‘queda do homem’, o pecado de Adão, que deixou o jeito de viver santo,
organizado e pacífico do paraíso para viver a vida voluptuosa, desordenada e
imprevisível do mundo. Na religião, fazer as coisas segundo a própria vontade
se chama pecado, e Deus mandou Jesus para ensinar o comportamento correto, e
corrigir o pecado. E Jesus dá o Espírito Santo, que sabe das necessidades do
homem, e o ajuda.
ANJOS
Síntese: Os anjos são mensagens de
virtudes, especiais de Deus para nós.
Comentário 1:
A
palavra anjo é traduzida como mensageiro o que leva a crer que ele é um ser.
Mas anjo é a mensagem, a virtude que Deus nos manda, e não um ser pessoal. Os
antigos personalizavam os anjos, e dava-lhes nomes próprios, e também os
classificavam em hierarquias. Cultuavam o anjo, e desprezavam a virtude.
Preferiam superstição e idolatria, em vez do ensinamento de Deus. A igreja
ainda procede assim, por tradição. A Bíblia não dá tanto valor ao anjo, e só
cita três dos sete arcanjos tradicionais: Gabriel, Miguel e Rafael. Então é
melhor conhecer as virtudes, e se esquecer dos anjos.
As virtudes quando aplicadas e
queridas, formam ligações de neurônios no cérebro, que vão causar, e fazer
sentir o sentimento daquela virtude.
As
virtudes formam o edifício espiritual que Paulo fala em suas cartas. Em Ef2,19:
‘mas somos concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados
sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio
Jesus. É nele que todo edifício, harmonicamente disposto, se levanta até formar
um templo santo no Senhor. É nele que entramos conjuntamente, pelo Espírito, na
estrutura do edifício que se torna a morada de Deus’. Em 1Cor3,9, ele diz: ‘Vós
sois o campo de Deus, o edifício de Deus. Agora se alguém edifica sobre este
fundamento, com ouro, prata, pedra, madeira ou palha, a obra de cada um
aparecerá’.
O
homem alcança as virtudes quando procura aprender, e ter ciência. Conforme ele as
compreende ele cresce espiritualmente. Assim conforme a espiritualidade
classifico o homem como: rude, comum, livre (inteligente), racional (sábio) e
modelo (santo).
Isto
quer dizer que cada um aprende conforme sua capacidade, uns mais outros menos.
Viverá pela fé no que aprende, e praticará as virtudes que alcançar. Assim o
homem rude, constrói sua vida em palha; o comum em madeira; o livre em pedra; o
racional em prata; e o modelo em ouro.
As
virtudes como os anjos podem ser separadas em hierarquia. Como segue:
1- Virtudes básicas: Deus é:
amor, vida, paz, luz, alegria, entendimento, liberdade, justiça, verdade,
ciência (Logos, palavra, verbo), sabedoria (Espírito Santo), pureza, perfeição,
coragem, beleza.
2- Virtudes de glória: Deus é:
maravilhoso, grandioso, admirável, surpreendente, esplêndido, majestoso,
excelso, altíssimo, todo poderoso, rei do universo, senhor dos exércitos
(galáxias).
3- Virtudes de relacionamento:
Deus é: bondade, misericórdia, compreensão, paciência, santidade, clemência,
generosidade, modéstia, simplicidade, longanimidade, confiança, fidelidade,
domínio, vingança e vitória.
4- Virtudes de apoio: Deus é:
refúgio, escudo, fortaleza, rocha, socorro, segurança, sustento, descanso e
salvação.
De
fato não há hierarquia de virtudes ou anjos, mas pode-se considerá-la para
melhor aprendizagem. Assim faço uma lista ordenada de baixo para cima (do homem
para Deus), que mostra o caminho virtuoso a ser percorrido pelo homem para seu
desenvolvimento espiritual. Se analisadas na ordem inversa, de cima para baixo,
mostra como a luz de Deus chega até o homem. Assim são as virtudes do:
1- homem rude (características:
volúvel, infiel, manifesto) – virtudes que pode praticar: fraternidade, intuição,
fé, perseverança, organização, confiança, união, consideração, reconhecimento,
amor, respeito, dedicação, bondade, paciência, lei, raciocínio, prudência,
conselho e salvação.
2- homem comum (características:
crente, servo, ativo) – virtudes que pode praticar: pastor, guia, dedicação ao
estudo, fidelidade, combate, domínio, manutenção, força, liderança, paz,
controle, temor, oração, benevolência, capacidade de sofrer, conhecimento,
entendimento, compreensão, criação, vida.
3- homem livre (características:
inteligente, fiel, discípulo) – virtudes que pode praticar: alegria, educação,
aprendizagem, equilíbrio, ponderação, honra, poder, realização, beleza,
clemência, severidade, auto avaliação, misericórdia, consciência, inteligência,
verdade, sabedoria, infinito, eterno.
4- homem racional (características:
intelectual, sábio, apóstolo) – virtudes que pode praticar: ‘estar’, liberdade,
socorro, perdão (cura), escudo, luz, certeza, vitória, descanso, perfeição,
refúgio, justiça, apoio, providência, liberdade, ciência, consolo, razão,
santidade, ‘ser’.
5- homem modelo (característica:
santo)– neste caso só Jesus (Senhor nosso) e Moisés.
Comentário 2:
Os Valores.
O
homem dá valores às coisas conforme seu modo de pensar. Conforme seu deus,
assim sendo, os valores podem ser de ordem espiritual ou material, pois dependem
do espírito que os inspiram.
Os valores espirituais são as
virtudes ou anjos. Ex.: justiça, moral, ética, respeito, fidelidade, paciência,
perdão, compreensão, conhecimento, amor, misericórdia, etc.
Os valores materiais são falsas
virtudes que têm origem em percepções, sentimentos e emoções. Ex.: paixão,
amor, emoção, estética, aparência, poder, posses, sucesso, etc.
Comentário 3:
A
verdade é como um diamante bruto que precisa ser lapidado, para isso se tiram
os cascalhos e excessos que o encobre até formar o seu cristal. Assim as falsas
virtudes são como cascalhos que encobrem o 'ser', e quando retiradas permitem
descobrir a verdade.
AS FACES DE
DEUS
Síntese: Só se percebe Deus por
partes, e estas são suas ‘faces’.
Comentário:
As
faces são as formas como Deus se comunica com o homem, pois não se consegue
entendê-lo como um todo. Faces de Deus, Espírito, anjos, virtudes e atributos
são sinônimos. O livro do Apocalipse diz que diante do trono de Deus há sete
chamas que são os sete Espíritos, que são
as sete faces de Deus (Ap4,5), a saber:
1) Senhor dos Exércitos / Sabaote
(Tsevaoth) = Deus Todo Poderoso / El Shaddai = Deus
Onipotente / El Elyon = Deus Altíssimo / El Olam = Deus Eterno.
Representa o poder, a majestade, a ciência de Deus em ação.
2) Senhor Nossa Bandeira /
Comunidade / Nissi / Shammah (Deus que me ouve).
Representa a vida em comunidade, o amor,
a vitória, a união.
3) Senhor Meu Pastor / Deus Onipresente / Raah / El-Roi (Deus que me vê) / Adonai.
Representa a luz, o pastor, o guia
espiritual que conduz para o bem.
4) Senhor Nossa Justiça/ Salvação/ Tsidkenu/ Melquisedeque/ Palavra/ Verbo/ Ciência.
Representa o juízo, a salvação ou a condenação, a alegria ou a tristeza.
5) Senhor da Paz / Shalon.
Representa a paz em comunhão no reino de Deus.
6) Senhor Provedor / Providência
/ Jiré / Deus Onisciente.
Representa a manutenção da vida a procriação, o sustento, a sabedoria.
7) Senhor que Cura / Restauração
/ Rafa.
Representa a vida, a restauração da
saúde, fé, esperança e amor.
Devemos orar o Pai Nosso pelo
menos uma vez ao dia, agradecer os benefícios de Deus, e pedir os sete
espíritos, que são:
Pai Nosso que está no céu .................... Deus Altíssimo
Santificado seja vosso nome ....................... Deus Santo
Venha a nós o vosso reino ..................... Senhor-da-Paz
Seja feita a vossa vontade ............ Senhor-Nossa-Justiça
O
pão nosso nos dai hoje .................... Senhor-Provedor
Perdoe nossas ofensas ............................. Senhor-Cura
Não nos deixe cair em tentação ........ Senhor-meu-Pastor
Mas livra-nos do mal ................. Senhor-Nossa-Bandeira
OS SETE
ESPÍRITOS
Síntese: Todas as religiões,
todos os profetas e todos os filósofos são verdadeiros em suas perspectivas,
mas não na substância.
Comentário 1:
O
homem observa Deus de várias formas. Uns percebem de um jeito, outros de outro,
mas é o mesmo Deus se manifestando. Propus-me fazer o sincretismo entre as diversas
formas de perceber Deus, os sete Espíritos citados no livro do Apocalipse, e os
Nomes nos livros do Antigo Testamento. Para sustentar o sincretismo, me apoio
na afirmação de Justino (ano 138dC). Ele dizia contra o politeísmo grego romano,
e em defesa do Deus único, que ‘Deus inspirou homens especiais entre os povos,
que criaram e deram continuidade a filosofias inspiradas pelo Verbo de Deus,
mas somente os hebreus eram o povo eleito, instruído e governado por Deus’.
Assim
cada região desenvolveu sua filosofia e religião a partir desta inspiração, e
devido a situação sócio, cultural e econômica entenderam Deus de substâncias
diferentes. Entenda por substância aquilo que subsiste por si só, tem vida.
Como só há uma vida só pode haver uma substância que é Deus.
Relação entre espírito, religião
e filosofia:
Sete Espíritos = Nome
divino......................Religião / Filósofo
Ciência = Criador, Shadai,
Sabaote...............Islamismo / Aristóteles
Paz = Shalon..............................................Xintoísmo
/ Hegel
Justiça = Tsidkenu,
Melquisedeque...............Cristãos / Schopenhauer, Bergson
Sustento = Jiré, Providência........................
Bramanismo / Darwin, Spencer, Bergson
Pastor = Roi,
Conselho................................Induísmo, Ioga / Sócrates
União =
Nissi,Comunidade...........................Catolicismo / Platão,Max
Cura = Rafa................................................Budismo,
Confucionismo
O Espírito inspira a filosofia.
Espírito....................síntese
filosófica da crença.
Ciência = A criação se organiza
com todas as formas de vida se relacionando em equilíbrio.
Paz = Os sentimentos do homem são
de tipo opostos que se completam ou se anulam.
Justiça = O homem é cheio de
vontade, mas deve domá-las pelo racional através da renúncia.
Sustento = A vida se recria e
procria, para se adaptar à condição do local, e se manter vida.
Pastor = O homem deve se conhecer
para poder seguir voluntariamente o que lhe é superior.
União = A organização humana deve
atribuir a cada um, responsabilidade compatível com seu conhecimento,
preservando a igualdade moral entre eles.
Cura = Uma vida simples e orante
leva à saúde, autodomínio, bondade, e espírito perfeito.
Comentário 2:
O
Candelabro (Menorá) que Deus mandou Moisés fazer tinha sete velas para
representar as sete Faces, Nomes ou Anjos de Deus. Após o cativeiro da
Babilônia e o domínio grego sábios fariseus interpretaram a Torá, e fizeram o
Livro da Criação que fala da Árvore da criação. Esta contém 10 Sefiras (Faces,
Nomes ou Anjos) acrescentando 3 novos Anjos de Deus. A Bíblia mantém os 7 Nomes
do candelabro, chamando-os de Espíritos de Deus (conforme Ap4,5), que foram
analisados no comentário anterior. Na liturgia católica, usa-se 6 velas, e no
centro o crucifixo. Poderia usar uma vela maior representando Jesus, o Cristo.
Ele está no centro porque é o primogênito e é a vela maior, porque o Nome de Jesus
foi elevado, e está sobre todos os Nomes. As velas não são Deus, Deus é a luz
única (Ain Soph) de todas as velas. Veja mais sobre a Árvore da Criação no
capítulo Monoteísmo.
SOBRE A TEORIA
E A PRÁTICA
Síntese 1: Não basta mandar
fazer, tem que ensinar.
Síntese 2: Não basta dar o peixe,
tem que ensinar pescar.
Comentário 1:
A Justiça, a teoria e a prática.
Sobre
teoria e prática, diz-se que na prática a teoria é outra, o que infelizmente é certo,
mas a diferença entre elas é a eficácia, ou melhor, a justiça do homem. A
teoria é o conhecimento, a prática é a ação. Sob ação de um espírito qualquer a
prática vai ser diferente da teoria, porque estes espíritos vêm do homem, e são
falsos. Mas o espírito de Deus não deixa errar, e faz a prática (justiça) ser
igual à teoria (moral, lei).
O
Espírito Santo quer levar o homem à prática da santidade e à sabedoria. Suas características
são:
1- dá vida (vivifica), e nunca destrói,
2- guia pela teoria (conhecimento) e dá o entendimento,
3- capacita com sabedoria para resolver as dificuldades,
4- capacita para desenvolver o raciocínio e a inteligência,
5- ensina e amplia o conhecimento,
6- leva a novas descobertas.
Isto é
o Espírito Santo. O espírito do mundo ensina a sabedoria do mundo, que é o gosto
pelos vícios, esperteza, injustiça, malandragem, desgosto pelo trabalho e desgosto
pelas coisas sãs, entre outras coisas ruins.
Sabedoria é luz, clareza de pensamento e vida. Quanto mais se pratica o
bem, mais se aprende, e se aperfeiçoa. Executar uma atividade de acordo com a
teoria (ensinamentos, moral) é justiça (ética). Quem faz uma tarefa (qualquer
que seja) respeitando a teoria (leis), teme ao Senhor. A perfeição, sabedoria,
entendimento e inteligência, formam o temor a Deus. Prove e sinta que a justiça
(respeitar a lei ou a teoria) é prazerosa, completa e satisfaz plenamente. Com
ela, nada mais é necessário. Ela traz a paz e a alegria verdadeiras. Assim é o
Espírito Santo, que age no homem o realiza e o completa, nada mais ambicionará.
Como diz o salmo 23: ‘Javé é meu pastor, de nada sinto falta. Em verdes prados
ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes, restaura as forças
de minha vida. Pelos caminhos retos ele me leva, por seu amor. E hei de habitar
na casa de Javé por longos dias’. Amém.
Comentário 2:
Escala de valores.
Relação de valores partindo do mais valioso para o menos. Pela ordem:
Deus, santidade, paz, razão,
inteligência, renúncia, perdão, sentimento, humanidade, felicidade, emoção,
reflexo, instinto. Os valores que precedem humanidade são bem, e devem ser
procurados; os que sucedem são mal, geram vícios, e devem ser evitados.
ESPÍRITO DE
SABEDORIA
Síntese: Transcrição de textos
dos livros de Sabedoria da Bíblia.
Comentário 1:
Textos do livro dos PROVÉRBIOS.
Provérbios de Salomão, filho de
Davi, rei de Israel, para conhecer a sabedoria e a instrução, para compreender
as palavras sensatas, para adquirir lições do bom senso, da justiça, da
equidade e da retidão, para dar aos simples o discernimento, e ao adolescente a
ciência e a reflexão.
Se o sábio escuta, aumenta seu
saber; e o homem inteligente adquire prudência para compreender os provérbios,
as alegorias, as máximas e os enigmas dos sábios.
O temor ao Senhor é o princípio
da sabedoria, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução.
A Sabedoria clama nas ruas, eleva
sua voz na praça, clama nas esquinas da encruzilhada, e nas portas da cidade
ela faz ouvir sua voz. Até quando os zombadores terão prazer em zombar? Até
quando os insensatos amarão a tolice, e os tolos odiarão a ciência?
Convertei-vos pela minha repreensão; eis que derramarei sobre vós o meu
espírito abundantemente, e conhecerão a minha palavra.
Clamo e me recusa; estendo a mão,
e ninguém dá atenção, então quando clamarem a mim, eu não os responderei. De
madrugada me buscarão, mas não me acharão, porque detestam a ciência e não têm
temor ao Senhor, então comerão do fruto dos seus erros, e se saciarão com seus
planos.
Se acolher minhas palavras, e
guardar com carinho meus preceitos, compreenderá o temor ao Senhor, e
descobrirão o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua
boca vem o conhecimento e o entendimento. Então compreenderão a justiça, a
equidade, a retidão e todos os caminhos que conduzem ao bem.
Quando a sabedoria penetrar em
teu coração e o saber deleitar a tua alma, a reflexão velará sobre ti, a razão
te amparará para te preservar do mau caminho. Assim caminhará pela estrada dos
bons, e seguirá as pegadas dos justos.
Não despreze a correção do
Senhor, nem se espante se ele te repreende, porque o Senhor castiga aquele que
ama, e pune o filho que muito estima. Feliz o homem que encontrou a sabedoria,
e adquiriu o conhecimento. Ela é mais preciosa que as pérolas, joia alguma pode
se igualar a ela. Na mão direita ela sustenta uma longa vida; na esquerda,
riqueza e honra. Seus caminhos são cheios de delícias, e suas veredas são paz.
É árvore da vida para os que a tem. Felizes são os que a ela se apegam.
Comentário 2:
Máximas do livro dos PROVÉRBIOS.
- Se pecadores te quiserem
seduzir, não consinta, não ande com eles, afaste-se deles, porque seus passos
os levam para o mal.
- Não negues um benefício a quem
o solicita, quando se pode dar.
- Não digas ao teu próximo para voltar
depois, se pode atendê-lo.
- Não maquine o mal contra seu
vizinho. Não litigue com alguém sem ter motivo sério.
- Não inveje o homem violento,
nem adote seu procedimento, porque o Senhor detesta aquele que procede mal, mas
reserva sua intimidade para os homens retos.
- A bênção do Senhor repousa
sobre a casa do justo.
- Os sábios herdarão honra, mas
os loucos buscam confusão.
- Não siga na estrada dos ímpios,
nem pelos caminhos dos maus. Evita-o, não passe por ele, desvia-se dele e tome
outro, pois eles não dormem se não fizerem mal, ficam sem sono se não fizerem
tropeçar alguém. Porque comem o pão da maldade, e bebem o vinho da violência.
- A vereda do justo é como a
aurora, cujo brilho cresce até dia pleno. E a do ímpio é tenebrosa: não percebe
aquilo em que há de tropeçar. Que teus olhos vejam em frente, e que tua vista
perceba o que há diante de ti!
- Quem censura um zombador, atrai
sobre si zombaria. O que repreende o ímpio arrisca-se a uma afronta.
- Repreende o sábio e ele te
amará. Dá ao sábio: ele se tornará mais sábio ainda. Ensina ao justo e seu
saber aumentará.
- O temor ao Senhor é o princípio
da Sabedoria, e o conhecimento do Santo é a inteligência.
- O sábio de coração recebe os
preceitos, mas o insensato caminha para a ruína.
- A justiça do sincero
endireitará seu caminho, mas o ímpio pela sua impiedade cairá.
Comentário 3:
Textos do livro do ECLESIASTES ou
do Pregador.
Vaidade das vaidades! Tudo é
vaidade. Uma geração passa, outra vem, mas a terra sempre subsiste. O Sol se
levanta e se põe. O vento vai a todas as direções. Os rios vão para o mar, mas
ele não transborda. Tudo se repete mais do que se pode dizer. O que foi é o que
será. Não há nada de novo debaixo do Sol. Aquilo que é já existia, e aquilo que
há de ser já existiu; Deus chama de novo o que passou.
Não há memória do que é antigo, e
nossos descendentes não deixarão memória àqueles que virão depois deles. Meu
espírito estudou muito a sabedoria e a ciência. No acúmulo de sabedoria,
acumula-se tristeza, e que a ciência, aumenta a dor. E olhei para todas as
obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu fiz, e eis
que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que não havia proveito algum
debaixo do Sol.
Passei então a meditar sobre a
sabedoria e a loucura, e cheguei à conclusão de que a sabedoria leva vantagem,
pois os olhos do sábio estão na cabeça, mas o insensato anda nas trevas. Mas
notei que um mesmo destino espera a ambos, e pensei: ‘Para que serve toda a minha
sabedoria?’ Porque a memória do sábio não é mais eterna que a do insensato,
pois passados alguns dias, ambos serão esquecidos.
Conclusão do discurso. Não há
nada melhor para o homem que comer, beber e gozar o bem estar no seu trabalho,
pois isso vem da mão de Deus; pois quem come e bebe senão graças a Ele? Deus dá
sabedoria, ciência e alegria, àquele que lhe é agradável; mas ao pecador ele dá
a tarefa de recolher e acumular bens, que depois (Deus) passará a quem lhe
agradar.
Comentário 4:
Máximas do Livro do ECLESIASTES.
- Tudo tem o seu tempo determinado,
e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo para nascer e morrer,
plantar e colher, matar e sarar, construir e demolir, chorar e rir, gemer e
dançar, dar braços e apartar-se, procurar e perder, guardar e jogar fora,
rasgar e costurar, calar e falar, amar e odiar, guerra e paz.
- Todas as coisas que Deus fez
são boas, a seu tempo. E tudo que ele fez subsistirá sempre, sem que se possa
ajuntar nem suprimir nada. Deus procede dessa maneira para ser temido.
- Debaixo do Sol, observei o
seguinte: a injustiça ocupa o lugar do direito, e a iniquidade ocupa o lugar da
justiça.
- A respeito dos homens. Deus
quer prová-los e mostrar-lhes que, são semelhantes aos animais, pois eles têm o
mesmo destino, um mesmo fim os espera.
- Vi que todo trabalho, toda a
habilidade numa obra não passa de emulação do homem diante de seu próximo.
- Aquele que ama o dinheiro nunca
se fartará, e aquele que ama a riqueza não tira proveito dela.
- E eu achei uma coisa mais
amarga que a morte, a mulher. Quem for bom diante de Deus escapará dela, mas o
pecador será sua presa.
- Eis o que eu procuro sem
descobrir: encontrei um homem em mil, mas nenhuma mulher entre todas. Somente
encontrei isto: Deus criou o homem reto, mas é ele quem procura os extravios.
- Aquele que observa o preceito
não provará mal algum, e o coração de um sábio conhece o tempo e o julgamento.
- O homem não é senhor de seu
sopro de vida, nem é capaz de conservá-lo.
- Vi que a corrida não é para os
ágeis, nem a batalha para os bravos, nem o pão para os prudentes, nem a riqueza
para os inteligentes, nem o favor para os sábios: todos estão à mercê das
circunstâncias e da sorte.
- A sabedoria vale mais que as
máquinas de guerra, mas um só pecador pode causar a perda de muitos bens.
- Vi um mal, uma falha da parte
do soberano: o insensato ocupa os mais altos cargos, enquanto que os homens de
valor estão colocados em empregos inferiores.
- Quem observa o vento não
semeia, e quem examina as nuvens não sega.
- Do mesmo modo que não sabe qual
é o caminho do sopro da vida, e como se formam os ossos no seio de uma mãe,
assim também ignoras a obra de Deus, que faz todas as coisas.
Comentário 5:
Textos do livro da SABEDORIA.
Ame a justiça, os que governam a
terra, tenham para com o Senhor sentimentos perfeitos, e procure-o na
simplicidade do coração, porque ele é encontrado pelos que não o tentam, e se
revela aos que não lhe recusam sua confiança; com efeito, os pensamentos
tortuosos se afastam de Deus, e triunfa sobre os insensatos que põe Deus à
prova.
A Sabedoria não entra na alma
perversa, nem habita no corpo sujeito ao pecado; o Espírito Santo educador das
almas foge da falsidade, afasta-se dos pensamentos insensatos, e é repelido
pela iniquidade que vem depois. Sim, a Sabedoria é um espírito que ama os
homens, mas não deixará sem castigo o blasfemador pelo crime de seus lábios.
Com efeito, o Espírito do Senhor
enche o universo, e ele que tem unidas todas as coisas, ouve toda voz.
Não procure a morte por uma vida
desregrada. Deus não é o autor da morte, a perdição dos vivos não lhe dá
nenhuma alegria. Ele criou tudo para a existência, e as criaturas do mundo
devem cooperar para a salvação. Mas os ímpios chamam a morte com gesto e voz.
Crendo-a amiga, se consomem de desejos, e fazem aliança com ela; de fato, eles
merecem ser sua presa.
Resplandecente é a Sabedoria, e
sua beleza é inalterável: os que a amam descobrem-na facilmente, os que a
procuram encontram-na. Ela se antecipa aos que a desejam. Quem, para possuí-la,
levanta-se de madrugada, não terá trabalho, porque a encontrará sentada à sua
porta. Faze-la objeto de seus pensamentos é a prudência perfeita, e quem por
ela vigia, em breve não terá mais cuidado. Ela mesma vai à procura dos que são
dignos dela; ela lhes aparece nos caminhos cheia de benevolência, e vai ao
encontro deles em todos os seus pensamentos, porque, verdadeiramente, desde o
começo seu desejo é instruir, e desejar instruir-se é amá-la. Mas amá-la é
obedecer as suas leis, e obedecer as suas leis é a garantia da imortalidade, e
a imortalidade faz habitar junto a Deus. Assim o desejo da Sabedoria conduz ao
reino! Há na Sabedoria um espírito inteligente, santo, único, múltiplo, sutil,
móvel, penetrante, puro, claro, inofensivo, inclinado ao bem, agudo, livre,
benéfico, benévolo, estável, seguro, livre de inquietação, que pode tudo, que
cuida de tudo, que penetra em todos os espíritos, os inteligentes, os puros, os
mais sutis.
Mais ágil que todo movimento é a
Sabedoria: ela atravessa e penetra tudo, graças à sua pureza. Ela é um sopro do
poder de Deus, uma irradiação límpida da glória do Todo-poderoso; assim nenhuma
mancha pode insinuar-se nela. É ela uma efusão da luz eterna, um espelho sem
mancha da atividade de Deus, e uma imagem de sua bondade. Embora única tudo
pode; imutável em si mesma renova todas as coisas. Ela se derrama de geração em
geração nas almas santas e forma os amigos e os intérpretes de Deus, porque
Deus somente ama quem vive com a Sabedoria!
É ela mais bela que o sol e
ultrapassa o conjunto dos astros. Comparada à luz, ela se sobreleva, porque à
luz sucede a noite, enquanto que, contra a Sabedoria, o mal não prevalece.
Se alguém ama a justiça, seus
trabalhos são virtudes; ela ensina a temperança e a prudência, a justiça e a
força: não ninguém que seja mais útil ao homem. Se alguém deseja uma vasta
ciência, ela sabe o passado e conjetura o futuro; conhece as sutilezas
oratórias e resolve os enigmas; prevê os sinais e os prodígios, e o que tem que
acontecer no decurso do tempo.
Parte da oração de Salomão.
Que homem pode conhecer os
desígnios de Deus e penetrar nas determinações do Senhor? Mal podemos
compreender o que está sobre a terra, dificilmente encontramos o que temos ao
alcance da mão. Quem conhece vossas intenções, se vós não nos dais a Sabedoria,
e se do mais alto dos céus, vós não enviar vosso Espírito Santo? Assim se
tornarão direitas as veredas dos que estão na terra; os homens aprenderão as
coisas que vos agradam e pela Sabedoria serão salvos.
Comentário 6:
Textos do livro do ECLESIÁSTICO.
Toda a Sabedoria vem de Deus, ela
sempre esteve com ele. Ela foi criada antes de todas as coisas, a inteligência
prudente existe antes dos séculos. O verbo de Deus nos céus é fonte de
Sabedoria, seus caminhos são os mandamentos eternos. Foi Deus quem a criou no
Espírito Santo, quem a viu numerada e medida; ele a aspergiu em todas as suas
obras, e deu-a aqueles que a amavam.
O temor ao Senhor é uma glória,
uma fonte de alegria, uma coroa de regozijo, alegra o coração. É uma sabedoria
digna de ser honrada. Aqueles a quem ela se mostra, amam-na logo que a veem. O
temor ao Senhor é o início da sabedoria, é a religião da ciência, que guarda e
santifica o coração; traz satisfação e alegria. É a plenitude, é a coroa da
Sabedoria, dá uma plenitude de paz e de frutos de salvação.
A Sabedoria distribui a ciência e
a inteligência prudente; ela eleva à glória aqueles que a possuem, mas ela é
abominada pelos pecadores. A inteligência e a religião da ciência se acham nos
tesouros da sabedoria. O temor ao Senhor expulsa o pecado, pois aquele que não
tem esse temor não poderá tornar-se justo. O sentido da instrução está
encerrado nos celeiros da sabedoria. Mas o culto a Deus é abominado pelo
pecador.
Sobre a paciência. Humilha teu
coração espera com paciência, dá ouvido e acolhe as palavras de sabedoria; não
te perturbes no tempo da infelicidade, sofre as demoras de Deus; dedica-te a
Deus, espera com paciência. Aqueles que temem ao Senhor não são incrédulos à
sua palavra; permanecem em seus caminhos; procuram agradá-lo; satisfazem-se na
sua lei; santificam sua alma na presença dele; honra pai e mãe, a fim de que
ele te dê sua benção, pois a benção paterna fortalece a casa dos seus filhos.
Faze o que fazes com doçura, e
mais do que a estima dos homens, ganhará o afeto deles. Quanto mais fores
elevado, mais te humilhará em tudo, e perante Deus achará misericórdia, porque
só a Deus pertence a onipotência, e é pelos humildes que é verdadeiramente
honrado.
Não tenha a curiosidade de
conhecer um número elevado demais das obras de Deus, pois não é preciso que
vejas com teus olhos os seus segredos. Acautela-te de uma busca exagerada de
coisas inúteis, e de uma curiosidade excessiva nas obras de Deus, pois a ti
foram reveladas muitas coisas que ultrapassam o alcance do espírito humano. Muitos
foram enganados pelas próprias opiniões. Seu sentido se reteve na vaidade.
Não negue esmola ao pobre; não
despreze o que tem fome; não aflija o coração do infeliz; não rejeite o pedido
do aflito; não desvie os olhos do indigente; dá ouvido ao pobre de boa vontade;
liberta da casa do orgulhoso aquele que sofre injustiça; Seja misericordioso
como o órfão; e será como um filho obediente do Altíssimo, que mais que uma
mãe, terá compaixão de você.
A Sabedoria traz o temor, o pavor
e a aprovação. Ela o atormenta com sua penosa disciplina, até que, tendo-o
experimentado nos seus pensamentos, ela possa confiar nele. Então ela o porá
firme, voltará a ele em linha reta. Ela o cumula de alegria, desvenda-lhe seus
segredos e enriquece-o com tesouros de ciência, de inteligência e de justiça.
Ela faz distinguir o bom senso, o saber e a doutrina pela palavra do sábio, e a
firmeza pelos atos de justiça.
No princípio Deus criou o homem e
o entregou ao seu próprio juízo, deu-lhe ainda os mandamentos e os Preceitos.
Se quiseres guardá-los e praticá-los sempre fielmente o que é agradável a Deus,
eles te guardarão. Ele pôs diante de ti a água e o fogo, estende a mão para
aquilo que desejares. A vida e a morte, o bem e o mal estão diante do homem, o
que ele escolher lhe será dado, porque é grande a sabedoria de Deus. Ele não
deu ordem a ninguém para fazer o mal, e a ninguém deu licença para pecar, pois
não deseja uma multidão de filhos infiéis e inúteis. Misericórdia e ira estão
sempre em Deus, grandemente misericordioso, porém capaz de cólera. Os seus
castigos igualam sua misericórdia; e julga o homem conforme as suas obras. Toda
a misericórdia colocará cada um em seu lugar, conforme o mérito de suas obras e
a sabedoria de seu comportamento.
Deus criou o homem da terra,
formou-o segundo a sua própria imagem, e o fez de novo voltar à terra.
Revestiu-o de força segundo a sua natureza, determinou-lhe uma época e um
número de dias. Deu-lhe domínio sobre tudo o que está na terra. Fez ele temido
por todos os seres vivos, fez ele senhor dos animais e dos pássaros. De sua
própria substancia, deu-lhe uma companheira semelhante a ele, com inteligência,
e juízo para pensar, cumulou-os de saber e inteligência. Criou nele a ciência
do espírito, encheu-lhe o coração de sabedoria, e mostrou-lhe o bem e o mal.
Pôs o seu olhar no seu coração para mostrar-lhe a majestade de suas obras, a
fim de que celebrassem a santidade do seu nome, e o glorificassem por suas
maravilhas, apregoando a magnificência de suas obras. Deu-lhe, além disso, a
instrução e a posse da lei da vida; concluiu com ele um pacto eterno e
revelou-lhe a justiça de seus preceitos. Impôs a cada um deveres para com o
próximo.
Converte-te ao Senhor, abandone
os teus pecados. Ande na companhia do povo santo, com os que vivem e proclamam a
glória de Deus. Não te detenhas no erro dos ímpios, louva a Deus antes da
morte, porque após ela nada mais há, o louvor terminou. Glorifica a Deus
enquanto viver, enquanto tiver vida e saúde. Não se pode encontrar tudo nos
homens, porque eles não são imortais, e se comprazem na vaidade e na malícia.
A duração da vida humana é no
máximo de cem anos. Na eternidade estes dias são como uma gota de água do mar,
como um grão de areia. É por isso que o Senhor é paciente com os homens, e
espalha sobre eles a sua misericórdia. Ele vê o quanto é má a presunção do seu
coração, e reconhece que o fim deles é lamentável; é por isso que ele os trata
com toda doçura, e mostra-lhes o caminho da justiça. Cheio de compaixão Deus
ensina os homens, e os repreende como um pastor o faz com seu rebanho.
Compadece-se daquele que recebe os ensinamentos de sua misericórdia, e do que
apressa a cumprir os seus preceitos. Que nada te impeça de orar sempre, e não
te envergonhes de progredir na justiça até a morte, pois a recompensa de Deus é
eterna. Antes da oração, prepara a tua alma, para não tentar Deus. Todo homem
sagaz reconhece a sabedoria, e presta homenagem àquele que a encontrou. Os
homens de linguagem sensata procedem também com sabedoria, compreendem a
verdade e a justiça.
O hábito de praticar o mal não é
sabedoria, o modo de agir dos pecadores não é prudência. Há uma malícia hábil
que é execrável, e há uma estupidez que é apenas falta de sabedoria. Mas mais
vale o homem que tem pouca sabedoria, mas que tem o temor a Deus, do que o que
possui uma grande inteligência, mas transgride a lei do Altíssimo. Há uma
habilidade que não falha o alvo, mas que é iníqua. Há quem fale com segurança e
só diz a verdade, e há quem se humilhe maliciosamente.
A sabedoria do escriba lhe vem do
tempo de lazer. Aquele que pouco se agita adquirirá sabedoria. Pois que
sabedoria pode ter o artífice, se ele põe todo o seu coração no seu trabalho,
para fazer o melhor que pode. Espera tudo de suas mãos, e é sábio em sua
profissão. Sem ele a cidade não existiria. Entretanto, sustenta as coisas deste
mundo. Mas o sábio procura cuidadosamente a sabedoria e aplica-se no seu
estudo. Desde o alvorecer aplica o coração à vigília para se unir ao Senhor que
o criou, e ora na presença do Altíssimo. Abre sua boca para orar, e pede perdão
de seus pecados, pois se for da vontade do Senhor, que é grande, ele o cumulará
do espírito de inteligência. Então ele aspergirá como uma chuva palavras de
sabedoria, e louvará o Senhor em sua oração. O Senhor orientará seus conselhos
e seus ensinamentos, e ele meditará nos mistérios divinos. Ensinará ele próprio
o conhecimento de sua doutrina. Porá sua glória na lei do Senhor.
O resumo do discurso: Deus domina tudo.
Que podemos nós fazer para
glorificá-lo? Pois o Todo Poderoso está acima de todas as suas obras. Seu poder
é maravilhoso. Glorifique ao Senhor quanto mais puder, pois ele estará sempre
acima, e sua grandeza é admirável. Bendizei ao Senhor, exaltai-o com todas as
forças, pois ele está acima de todo louvor. Enaltecendo-o, reúna todas as
forças. O Senhor fez todas as coisas, ele dá a Sabedoria àqueles que vivem com
piedade.
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